1 Setembro, 2016

Sobre Medidas de Autoproteção

Sobre Medidas de Autoproteção. Porque são necessárias?

A Segurança Contra Riscos de Incêndio, tem sido na última década avaliada como um investimento de montantes significativos, quer na instalação, como na sua manutenção.
No entanto é vista como um bem a preservar, pois a sua função principal é detectar um incêndio na sua fase inicial, permitindo a residentes ou brigadas de incêndio, extingui-lo com facilidade.
Como tal será de considerar a manutenção periódica, como factor importante, que tem como principal objectivo a redução das anomalias e suas desagradáveis consequências.
Para tal foram criados documentos normalizados, para nos orientar e ajudar nestas tarefas, as Medidas de Autoproteção, permitem-nos como ferramenta de trabalho agilizar a manutenção e por sua vez viabilizar uma intervenção mais eficiente em caso de um sinistro.

 

O que são as Medidas de Autoproteção?
Consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança, têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança definidas no projecto e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências.

Pretendem também salvaguardar que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança.

Existem três tipos principais de medidas de autoproteção:

  • Medidas de prevenção: procedimentos de prevenção ou planos de prevenção, formação em segurança contra incêndio e simulacros.

As ações de formação destinam-se a todos os funcionários e colaboradores das entidades exploradoras. Inclui-se também a formação específica destinada aos elementos que lidam com situações de maior risco de incêndio ou que pertençam às equipas da organização de segurança.

Os simulacros são testes do plano de emergência interno e treino dos ocupantes.
  • Medidas de Intervenção em caso de Incêndio: procedimentos de emergência ou planos de emergência internos;
  • Registos de Segurança: conjunto de relatórios de vistoria ou inspeção e relação de todas as ações de manutenção e ocorrências direta ou indiretamente relacionadas com a SCIE.

 

Dispomos de técnicos especializados para elaborarem as mais variadas medidas de autoprotecção conforme as exigências previstas na Legislação.

Contate-nos!

 

Eu consinto que o website MedidasdeAutoprotecao.com recolha os meus dados como nome e email, guardando-os em segurança para efeitos de contacto.